HTML básico Aprendendo desenvolvimento web MDN

Se um elemento não tiver tag de fechamento, ele será escrito apenas com a tag de abertura e não poderá conter nenhum conteúdo de texto. A representação estruturada do conteúdo HTML de uma página web é feita através do DOM (Document Object Modal), que é uma interface de programação que permite o acesso e manipulação dos elementos. É o DOM que faz a estruturação em forma de árvore dos elementos, em que cada um deles é representado por um nó organizado hierarquicamente de acordo com a estrutura do documento. Através de qualquer editor de texto, como o Sublime Text, o NotePad++ ou até mesmo o bloco de notas, é possível criar um documento com a extensão .html que será renderizado pelos navegadores. De uma maneira geral o HTML é um poderoso recurso, sendo uma linguagem de marcação muito simples e acessível voltada para a produção e compartilhamento de documentos, imagens, vídeos e áudio via streaming. Links são normalmente utilizados para direcionar o usuário para outras páginas, ou para outras partes da mesma página.

No fim, os fornecedores de navegadores perceberam que esse não era o caminho certo para a web e recuaram, criando o que hoje é conhecido como HTML5. Se você é novo em HTML, este manual tem como objetivo ajudá-lo a começar. Se você é um desenvolvedor da web experiente, este manual ajudará a aprimorar seu conhecimento. Ainda assim, diversos aspectos do HTML permanecem um mistério para muitas pessoas, inclusive para o autor deste artigo. Escrevi este manual para me ajudar a entender melhor esse tópico.

– Versão 2.0

Na tag source dentro da imagem, você pode adicionar um atributo media para definir consultas de mídia. Muitos sites usam iframes para realizar várias coisas. Curso de cientista de dados: esteja preparado para a profissão do futuro Você pode estar familiarizado com o Codepen, o Glitch ou outros sites que permitem programar em uma parte da página e ver o resultado em uma caixa.

  • Para que seja possível essa interpretação, é importante declarar qual a versão do HTML será usada.
  • Nesse caso, precisamos utilizar a tag source, como no exemplo da Listagem 15.
  • As tags envolvem o conteúdo e cada tag dá um significado especial ao texto que envolve.
  • Você deve definitivamente começar com o primeiro módulo.
  • Essa tag é usada para definir um URL base para todos os URLs relativos contidos na página.

Tags meta executam uma variedade de tarefas e são muito, muito importantes, especialmente para SEO. Também podemos vincular a outros recursos além de folhas de estilo. Ela serve para alterar os recursos servidos pela página, ou as informações de meta, se os scripts estiverem desabilitados. Carregar scripts por padrão bloqueia a renderização da página até que o script seja analisado e carregado. As classes class, por outro lado, podem aparecer várias vezes em vários elementos.

Tags do HTML

Dito isso, posso usar o termo tag ou elemento no manual significando a mesma coisa, exceto se mencionar explicitamente a tag de abertura ou a tag de fechamento. Quando uma página de HTML é servida pelo navegador, as tags são interpretadas e o navegador renderiza os elementos de acordo com as regras que definem sua aparência visual. HTML, forma abreviada de Hypertext Markup Language (em português, linguagem de marcação de hipertexto), é um dos blocos fundamentais da web. Os hipertextos são conjuntos de elementos conectados. Esses podem ser palavras, imagens, vídeos, documento, etc. Quando conectados, formam uma rede de informações que permite a comunicação de dados, organizando conhecimentos e guardando informações.

Note, ainda, que sobre a primeira figura está sendo exibido o tooltip definido no atributo title. Meu blog, por exemplo, é basicamente apenas conteúdo, com alguns links na barra lateral. Algumas coisas na barra lateral, porém, são apenas elementos visuais que não contribuem para a experiência de uma pessoa que não pode ver a página, como a imagem do meu logotipo ou o seletor https://giro.matanorte.com/artigo/curso-de-cientista-de-dados-esteja-preparado-para-a-profissao-do-futuro/ de tema escuro/claro. Por padrão, o navegador não mostra nenhum controle para esse elemento. O que significa que o áudio será reproduzido apenas se configurado para reprodução automática (mais sobre isso posteriormente) e o usuário não pode ver como pará-lo, controlar o volume ou mover-se pela faixa. A tag header representa uma parte da página que é a introdução.

Uma seção de página

O atributo sandbox permite limitar as operações permitidas nos iframes. Se não estiver presente, o navegador exibirá o primeiro quadro do vídeo assim que estiver disponível. A primeira linha pode assumir a função de cabeçalho. Temos alguns tipos de entrada para aceitar valores de data.

Este módulo irá introduzir os dois primeiros e apresentar conceitos fundamentais e a sintaxe que você precisa saber para entender o HTML. Ao visitar uma página simples na web, você pode perceber que existem diferentes distribuições e tamanhos para títulos, parágrafos, imagens, vídeos e qualquer outro elemento. No inicio da web, era comum encontrar sites apenas contendo textos e imagens simples, com estrutura básica e sem estilizações. Porém, nos dias atuais, muito dificilmente você encontrará sites que possuam apenas elementos HTML. Portanto, podemos considerar o HTML o “esqueleto” da sua página.

Isso funciona melhor em tabelas grandes e para definir corretamente cabeçalho e rodapé. Você pode adicionar mais três tags em uma tabela, para deixá-la mais organizada. Essa entrada é semelhante aos botões de opção, mas permitem que vários valores sejam escolhidos, ou nenhum.

0 comentarios

Dejar un comentario

¿Quieres unirte a la conversación?
Siéntete libre de contribuir!

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *